sábado, 28 de maio de 2011

O desemprego

             Desemprego é a medida da parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem emprego. O desemprego ocorre devido ao crescente uso da tecnologia e informatização dos processos de trabalho, substituindo a mão-de-obra por máquinas.
            O desemprego se divide entre conjuntural, que afeta a todos, pois está relacionado ao PIB, ou seja, flutuações da atividade econômica, então se acontece uma crise em um setor econômico, todo o país e até o mundo está sujeito a essas conseqüências. Estrutural é a substituição dos trabalhadores pela tecnologia.
            Informações do IBGE postadas no site em março comprovam que o desemprego no Brasil atingiu o maior patamar desde agosto de 2010, nas seis principais regiões metropolitanas do país, a taxa subiu para 6,4 por cento em fevereiro, ante 6,1 por cento em janeiro. Além desse problema, o país, como todo o mundo sofre com o subemprego, que é a desvalorização do empregado, pois não se tem nenhuma garantia e nem qualificação profissional, também ganham pouco, o que não é necessário para sustentar sua família, e como conseqüência, a fome, a violência e a precariedade na saúde pública que são os grandes problemas que enfrentamos hoje.
Além desses, se vê um aumento exagerado no número de nascidos, o país não estimou tantas pessoas, assim, não se encontra preparado para recebê-las o que causa e causará muitos problemas como a fome, e o próprio desemprego.
Diante desse fato, espera-se uma melhoria nos postos de trabalho, investimentos principalmente na educação, que é por onde tudo começa, nossa política deve ser mudada e consequentemente a sociedade, pois cabe a nós manter o mundo em constante desenvolvimento, estamos emergindo e com ações e idéias podemos revolucionar o mundo, qualificando nossos trabalhadores e contribuindo para a paz social.


Texto elaborado pelos alunos 3º ano da E. E. Miguel José da Cunha
                     Equipe: Flávia, Emília, Zander, Shirley, Nadir, Edmarcia, Geane, Jefferson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário