domingo, 29 de maio de 2011

Escola: Os principais problemas que elas enfrentam e as medidas que elas adotam.

Uma serie de questões estão prejudicando a escola no desempenho de suas funções. Dentre as mais importantes podemos destacar:


A) 2.1 Deficiência curricular: O conhecimento avançou de forma assustadora nos últimos 20 anos, mas a maioria dos sistemas escolares não altera os currículos, o que levou, em alguns casos, a uma defasagem entre a sala de aula e mundo real. No entanto, a lei que rege a educação brasileira procura flexibilizar os currículos e dar maior autonomia para a escola.

B) 2.2Indisciplina e desmotivação dos alunos: Professores reclamam que gastam a maior parte do tempo tentando fazer com que os alunos prestem atenção nas aulas, o que acaba prejudicando todo o planejamento pedagógico. Por outro lado, os alunos se queixam que não tem sentido estudar algumas disciplinas por que os professores não fazem nada para tornar a aula mais interessante.

C) 2.3Violência dentro das escolas: A escola não é mais m lugar seguro. Já se foi o tempo em que os pais deixavam os filhos no colégio e iam trabalhar tranqüilos. Ma realidade algumas medidas foram tomadas, como, por exemplo, o policiamento interno, mas a questão da violência escolar é complexa e ainda vai exigir muito esforço para solucioná-la.

D) 2.4Repetência, evasão escolar e baixa qualidade de ensino: As pessoas pensão que paga pela educação pública; na verdade, quem paga é a sociedade, o governo apenas administra o dinheiro que a sociedade paga em forma de impostos. O sistema educacional é o instrumento que a sociedade dispõe para receber a contrapartida (educação) do que já foi pago. E claro que não existe um sistema perfeito, em qualquer lugar do mundo os sistemas educacionais apresentam algumas falhas. O outro problema é a ré a repetência: pesquisadores dizem que os índices de repetência do Brasil são os mais altos do mundo, e os alunos que repetem encarecem o sistema. O alto índice de repetência acaba levando á evasão escolar, que é uma espécie de atestado de falência para qualquer sistema educacional, uma vez que o investimento feito, durante certo tempo, em um determinado aluno é quase que totalmente pedido com sua desistência.

Referencia bibliográfica: livro fundamentos de sociologia
Francisco Manoel R. De Queiros.
Marcos Barbosa Gonçalves

Texto elaborado pelos alunos 3º ano da E. E. Miguel José da Cunha

Equipe: Augusto, Clevson, Débora Borges, Débora Monica, Eliane, Janaine e Talita.

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