quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SOBRE O TÍTULO EM REDAÇÃO


De: Redação Universia
Em: Estudo dirigido, Geral

Uma leitora, a Gerailde, escreveu para perguntar sobre a necessidade de título na redação do vestibular quando o enunciado já traz um tema. Primeiro é preciso esclarecer que título e tema são coisas diferentes e que um não exclui o outro. Mas ao pensar em título, a priori, veio em minha cabeça a lembrança dos tempos de cursinho, quando meus professores da época falavam exaustivamente: “não esqueçam nunca de colocar o título, muitas redações boas acabam zeradas pela simples falta de título”.
Muito bem, a coisa poderia terminar por aí, mas me lembrei que fizemos no Universia três matérias especiais sobre redação e fui atrás delas. Infelizmente, com as atualizações naturais de um site, muito conteúdo acaba solapado. Nesse caso, são matérias que não caem em desuso com o tempo, são “pautas frias” e muito úteis. Por isso, coloco aqui o link para elas:

E foi numa delas que encontrei uma resposta mais adequada para Gerailde, dada pelo professor aposentado da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Rogério Chociay, autor do livro “Redação no vestibular da Unesp: a dissertação”. Ele aconselha que os estudantes dêem título mesmo que o enunciado não peça. “O título resume a idéia a ser trabalhada no texto e estimula a curiosidade do leitor. O título precisa chamar a atenção. Usar um título genérico é o mesmo que um convite para que a banca não se interesse pelo texto”, diz o professor. Então é isso: a maioria dos vestibulares pede título em suas redações. Para não errar nunca, use título sempre.
Por Marcel Frota, editor do Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário